Umidade relativa do ar fica abaixo de 30% pelo quarto dia seguido; Capivari entra em estado de atenção

De acordo com os dados divulgados na tarde desta quinta-feira, dia 26, a Defesa Civil de Capivari informou que a cidade registrou níveis de umidade relativa do ar abaixo de 30% pelo quarto dia consecutivo, deixando o município em estado de atenção. As informações são do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO).

O estado de atenção é decretado quando a umidade relativa do ar registra índices entre 20% e 30%, segundo a Defesa Civil. Caso a situação piore, e os índices fiquem entre 12% e 20%, o estado de alerta é decretado. Nos dois cenários, é recomendado consumo de muita água e atenção maior com crianças e idosos.

Além desta quinta, Capivari esteve em estado de atenção também na segunda e na terça, onde os níveis de umidade relativa do ar chegaram a 22,1% e 21,5%. Na quarta, dia 25, a estação da CIIAGRO registrou 19,7%, colocando o município em estado de alerta durante aquele dia.

Além disso, outras medidas preventivas são, umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e irrigação de jardins, evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h e permanecer em locais protegidos do sol, ou em áreas vegetadas.

Em caso de incêndios, os oficiais do Corpo de Bombeiros estão disponíveis através do telefone 193. A Defesa Civil de Capivari também está a postos para auxílio em ocorrências dessa natureza, os números para contato são 199, 153 e 3491-1311.