Castramóvel foi inaugurado no último sábado em Capivari

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Foram realizadas castrações de gatos previamente agendadas no local; CCZ realizou pré-inscrições e esclareceu dúvidas da população para novas cirurgias nos animais

O Castramóvel, um trailer adaptado para a realização de castrações em cães e gatos da população de rua e de famílias carentes, foi inaugurado no último sábado (15/6), na praça central, a partir das 9h. Durante a inauguração foram feitas cirurgias de castração em quatro gatos, que já estavam agendados no CCZ.
Quem passou pela praça pode receber orientações sobre cuidados e alimentação para os pets, e acabou levando brindes para casa como amostras de ração das marcas Tutano, Hills, Hercosul, Bayer e Magnus, com o apoio do Pet Clube da Lulu e da Magnus.
A Carretinha Cultural animou a criançada com pinturas e jogos enquanto os papais recebiam informações sobre o Castramóvel e realizavam as pré-inscrições para futuras castrações, com o apoio do Tiro de Guerra 02-011. Durante a manhã, houve a apresentação da Guarnição de Canil da Guarda Civil Municipal, com os cães Pantera (da raça Labrador) e Argon (Pastor Alemão), mostrando o trabalho de faro (para encontrar entorpecentes) e de proteção policial.
Para Laís Bossolan, proprietária de um gato que foi castrado na data, o trabalho foi excelente. “Ele está ótimo, nem parece que passou por cirurgia! O CCZ desempenha um excelente trabalho”, diz Laís.
Ana Maria dos Santos Ferreira, que também teve seu gatinho castrado, falou sobre o resultado. “Eu estou muito feliz com o atendimento. Ele nem parece que foi castrado, está pulando para cá e para lá. É nota 10!”, comenta Ana.
CASTRAMÓVEL
A unidade foi entregue no dia 17 de maio e é um trailer adaptado com o investimento de R$120 mil, por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Ricardo Izar, e intermédio dos vereadores Valdir da Farmácia e Binga. O Castramóvel tem o objetivo de reduzir a população de animais de rua, que se reproduzem, aumentando o número de cães e gatos abandonados e sem lar.
SOBRE O CCZ
Até a chegada do Castramóvel, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Capivari realizava o procedimento cirúrgico somente em sua sede, na qual os animais precisavam ser levados até o local para a castração, e agora, com o novo recurso móvel, as cirurgias serão feitas diretamente nos bairros. Uma média de seis a sete castrações já eram realizadas por dia, de segunda a sexta-feira, e com esta facilidade, este número deve aumentar.
“O castramóvel vai ser muito importante, pois através dele vamos conseguir chegar nos bairros onde têm mais animais na rua, realizando as castrações e assim diminuindo a população de animais abandonados. Muitas vezes as pessoas não têm como trazer o animal ao CCZ, e sendo assim, nós vamos até os bairros mais carentes realizando as castrações desses animais”, diz a diretora do CCZ, Maísa Assalin de Camargo.
Para o prefeito, Rodrigo Proença, a inauguração foi um grande sucesso. “Pude acompanhar todo o procedimento da primeira castração realizada na unidade móvel, e fiquei maravilhado com a eficiência, a segurança e a praticidade do serviço que ofereceremos a estes animais que merecem todo cuidado e carinho. Os animais saíram todos bem das cirurgias e seus donos ficaram felizes”, diz o prefeito.

A cerimônia de inauguração teve o apoio do SAAE, da Secretarias de Cultura e Turismo, de Segurança Pública, de Desenvolvimento Urbano, de Educação; do Tiro de Guerra 02-011, da Magnus e do Pet Clube da Lulu com seus patrocinadores.
INFORMAÇÕES
Informações para futuras castrações e dúvidas podem ser obtidas pelo telefone do CCZ, que é o (19)3492-3303 ou pelo e-mail zoonoses@capivari.sp.gov.br.

Explore mais...

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO DIA 02/12/2021

A Prefeitura de Capivari, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que nesta quinta-feira, dia 02, foram registrados 02 novos casos da Covid-19, totalizando 7.612. Os