De acordo com um levantamento da Vigilância Epidemiológica de Capivari, a cidade completa um mês sem mortes, nesta quinta-feira, dia 30. Esse é o maior período sem óbitos desde o começo da Pandemia. O número de casos também caiu: em agosto foram 211, já em setembro foram apenas 56. O último óbito registrado foi de uma mulher de 63 anos, em 27 de agosto.
De acordo com a secretária de Saúde de Capivari, Vládia Guimarães, o resultado é fruto de muito trabalho dos profissionais da saúde, da fiscalização e da vacina, que se mostrou segura para todas as pessoas com 12 anos ou mais. “Agradeço a minha equipe da Vigilância em Saúde e os profissionais que estão atuando na vacinação contra a Covid-19. São pessoas que dedicaram, tiveram empatia e mesmo com toda a canseira e dificuldade, não desistiram”, contou.
Capivari atualmente conta com 72.377 vacinas aplicadas aplicadas no total, sendo 41.315 primeira dose, 29.187 de segunda dose, 408 de terceira dose e 1.467 de dose única. A imunização é realizada de segunda a sexta, das 8h às 15 no Salão de Festas da Igreja Matriz e das 13h às 15h nos Postos de Saúde dos bairros Engenho Velho, Castelani, Porto Alegre, São João, Santa Rita do Trevo e Primavera.
Todas as pessoas com 12 anos ou mais podem receber a primeira dose da vacina. Para isso é preciso levar o CPF, documento com foto, comprovante de endereço e cartão SUS. No caso dos adolescentes entre 12 e 17 é preciso estar acompanhado de um adulto e assinar um termo de responsabilidade.
A terceira dose está disponível para quem tem 60 anos ou mais e recebeu a segunda dose há pelo menos seis meses e para pessoas com doenças de alto grau de imunossupressão.