Capivari já registra dois novos casos de dengue

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Saúde, alerta toda a população que o município apresenta dois novos casos de dengue, que foram registrados no Centro e no São João.

Com o aumento das temperaturas e o período de chuvas chegando deve-se redobrar a atenção com os riscos de proliferação do mosquito transmissor da dengue. A dengue é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o qual necessita de água parada sem agentes químicos para depositar seus ovos.

Em 2018, Capivari não registrou nenhum caso de dengue; já em 2019 foram confirmados 352 casos da doença no município, até a chegada do frio, época em que os casos se estagnaram com a queda das temperaturas. Considerado precoce o surgimento de novos casos, o alerta é para que a população tome os devidos cuidados para que em alto verão não aconteça uma epidemia de dengue.
Algumas precauções a serem tomadas: não deixar água acumulada em baldes, piscinas de plástico, pneus, calhas de telhado, entre outros. Cobrir as caixas d’água, ralos com pouco descarte de água, que acumulem água por muito tempo. Lembrando que uma tampinha de garrafa com água parada já se torna criadouro da dengue, portanto não descarte lixo em vias públicas, pois além de poluir o meio ambiente, também poderá ser um meio de procriação do mosquito.

A Prefeitura de Capivari tem trabalhado durante todo o ano, sem parar, com agentes de saúde orientando a população nas casas e comércios, para os devidos cuidados pela cidade, porém o munícipe deve ajudar e fazer a sua parte no combate à dengue. O vírus do tipo 2 já circula por Capivari.