Centro de Triagem de Coronavírus de Capivari inaugurou seus atendimentos nesta semana

No local, montado ao lado da Santa Casa, são oferecidos 18 leitos de observação com suporte de oxigenioterapia para atendimento de baixa e média complexidade a nível ambulatorial

A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Saúde, inaugurou na última segunda-feira (13) o Centro de Triagem ao Coronavírus (CTC) que vai atender pacientes com síndrome gripal de baixa e média complexidade a nível ambulatorial (estes pacientes correspondem a 80% dos casos).
O atendimento será realizado 24 horas por dia, ao lado da Santa Casa, com equipe médica, enfermagem e equipe de apoio (administrativo e limpeza). O CTC conta com 18 leitos de observação com suporte e oxigenioterapia. Os leitos foram montados em box especiais e outros leitos também serão disponibilizados no antigo setor de fisioterapia do hospital para atendimento de pacientes que serão encaminhados dos postos de saúde, Unidade Mista de Saúde, Pronto Socorro.
Desta forma, pacientes com suspeita de Covid-19 não dividirão ambiente com outros pacientes das unidades de saúde, evitando a disseminação do vírus. Pacientes com necessidade de internação serão encaminhados para Santa Casa de Capivari.
“Os pacientes com necessidade de ventilação mecânica, exigem cuidados em Unidade de Terapia Intensiva, e não são o público-alvo do CTC”, explicou a secretária de Saúde, Alessandra Fumiko Yatabe de Campos.
“Precisamos de ações de combate e prevenção, pois a vida é o bem mais precioso de todos. Estamos trabalhando e continuaremos agindo em favor das pessoas” disse o prefeito, Rodrigo Proença.
As crianças deverão procurar por atendimento com seus pediatras nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).
O CTC é referência para Capivari, Rafard, Elias Fausto e Mombuca.
Em relação a Santa Casa, estão sendo ampliados 12 leitos para atendimento clínico desses pacientes além dos leitos já existentes.
Mais informações pelo telefone: (19)3492-8200.