Os atendimentos dos Centros de Referência de Assistência Social, CRAS, de Capivari, registraram um aumento de 30% do último bimestre de 2021, se comparado com o mesmo período do ano passado. Foram 1.625 atendimentos nas duas unidades de Capivari, que ficam no bairro Ribeirão e Santo Antônio. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, o aumento se deu pela pandemia do Covid-19, onde muitas famílias passaram a precisar da assistência oferecida, pois mesmo com a volta do funcionamento da economia, muitas famílias estão ainda sentindo suas consequências, além disso, o aumento se deu em busca de assistência para o acesso digital aos benefícios do Governo do Estado, como o Vale-Gás e Bolsa Trabalho.
Com a pandemia do novo coronavírus alguns serviços da administração municipal precisaram reinventar seus atendimentos, como é o caso do CRAS que passou a atender de maneira remota e presencial, disponibilizando Whatsapp para atendimentos virtuais. Os CRAS têm assistido a população nas dificuldades de acesso digital aos benefícios dos governos Federal e Estadual, afinal muitos dos usuários do serviço, não tem acesso digital ou facilidade no manejo dos cadastros.
“Nossa Secretaria tem se empenhado para atender todas as pessoas em situação de vulnerabilidade. Entendemos as dificuldades da população e estamos sempre atentos para facilitar o acesso aos beneficio eventuais e emergenciais.”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Social, Ramon Bisin.
O CRAS trabalha para promover a prevenção de situações de vulnerabilidade social. Hoje em Capivari existem dois Centros de Referência de Assistência Social, o Cidadania que fica localizado à rua Rua Profª Dulcina Bartolomeu Hoppe, 78, Santo Antônio, que atende através do telefone (19) 3491-5495 e CRAS Conviver à Avenida Josefina Giovana Rossi, 1.000, Ribeirão e telefone (19) 3491-1645. Para o atendimento presencial, a equipe faz agendamento para evitar aglomeração de pessoas.