Em celebração a Semana Nacional do Trânsito, Mobilidade Urbana esclarece mitos sobre a “faixa amarela”

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Entre os dias 18 a 25 de setembro, se celebra a Semana Nacional do Trânsito. Diversos atos de conscientização estão sendo realizados em todo o país, e em Capivari não é diferente. A Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMUR) organizou a debates sobre algumas lendas a respeito das normas de trânsito. A primeira delas é sobre o meio-fio pintado de amarelo em zonas urbanas.

Para falar sobre esse assunto, o Diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Amilton Alves de Souza explica as normas a respeito desse assunto, baseado no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito. “A pintura amarela no meio-fio era uma determinação de uma extinta resolução do Conselho Nacional de Trânsito, que definia as normas das marcas viárias e dispositivos auxiliares a sinalização de trânsito, pertencentes ao antigo Código Nacional de Trânsito”, destaca.

Depois de um tempo, segundo o Manual Brasileiro de Trânsito, essa norma foi redefinida, onde ficou determinado que, somente se o local possuir uma placa de regulamentação que proíbe paradas ou estacionamento, poderá render multa ao condutor que desrespeitar.

É importante ressaltar que existem locais que não necessitam de sinalização, pois, conforme a regra já determinada no Código de Trânsito Brasileiro, têm estacionamento ou parada proibidos, tais como, guias rebaixadas para entrada e saída de veículos, ao lado de hidrantes, ao lado de canteiros centrais, gramados ou jardins públicos, cruzamentos a menos de cinco metros do alinhamento da via transversal, viadutos e pontes, acostamentos e áreas de cruzamento ou interseção de vias. O condutor que estacionar nestes lugares está sujeito a multa, mesmo que não haja sinalização.

Portanto, baseado nessas informações, Amilton conclui “pintar o meio-fio de amarelo, com a finalidade de proibir o estacionamento naquele trecho, além de um equívoco, dizer que estacionar ali é infração de trânsito não passa de um grande mito”.

Ainda nesta semana, a SEMUR produzirá conteúdos sobre outros tópicos do código de trânsito que são motivos de debate. Além disso, atos de conscientização estão programados para acontecer na cidade, tal como a “Operação Cavalo de Aço” em parceria com a empresa Rodovias do Tietê, que deverá acontecer nesta quinta-feira, dia 23.

Explore mais...

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO DIA 02/12/2021

A Prefeitura de Capivari, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que nesta quinta-feira, dia 02, foram registrados 02 novos casos da Covid-19, totalizando 7.612. Os