Índices de roubos e furtos de veículos em Capivari caem pela metade comparado ao ano passado, aponta SSP

De acordo com dados levantados através da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, os índices de roubos e furtos de veículos, durante os sete primeiros meses de 2021, no município de Capivari, diminuíram cerca de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. As ocorrências presentes nas estatísticas englobam Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil.

De janeiro a julho de 2020, a cidade registrou um total de 43 furtos e oito roubos de veículos, enquanto em 2021, foram 21 furtos e quatro roubos, representando desta forma, uma diminuição de 51% e 50%, respectivamente. Dados apontam, também, queda na criminalidade em outros índices, tais como a diminuição de 66% em homicídios dolosos (três nos primeiros sete meses de 2020 e apenas um no mesmo período de 2021), além do aumento no número de prisões efetuadas no mesmo período.

O secretário de Segurança Pública, Mauro Júnior, pontua o empenho que a pasta tem tido para tornar Capivari uma cidade cada vez mais segura. “Hoje somos capazes de dizer que temos uma equipe altamente qualificada e equipamentos que nos permitem ter alta eficiência no exercício das atividades policiais. Os criminosos de outras cidades evitam vir para Capivari, pois sabem que temos pulso firme para combatê-los. Certamente a Guarda Civil, junto com as Polícias Militar e Civil, tem um papel fundamental nesses dados, e vamos continuar trabalhando contra a criminalidade em Capivari”, afirmou.

Outra estatística que vem tendo destaque, é o alto índice de ocorrências de tráfico de entorpecentes; a Secretaria de Segurança Pública do estado aponta também um aumento de cerca de 27% em situações dessa natureza durante os sete primeiros meses de 2021, são 80 contra 58 no mesmo período do ano passado. Durante o mês de agosto, a Guarda Civil de Capivari efetuou a maior apreensão de entorpecentes do ano, onde 1.315 porções de drogas foram apreendidas em uma única ocorrência.

A Prefeitura de Capivari planeja ainda neste ano anunciar a nova base destinada aos agentes da Guarda, a medida visa não só o melhor deslocamento para as atividades policiais, como também livrar o município do aluguel da base atual. Além disso, a Guarda Civil adquiriu novas viaturas, equipamentos de comunicação, botas, câmeras corporais e drone, destinados a viabilizar as atividades diárias.