No mês de prevenção à violência contra as mulheres, Prefeitura conscientiza população com campanha “Agosto Lilás”

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, está realizando a conscientização da violência contra as mulheres, que se tornou campanha nacional (Agosto Lilás), visando discutir diversos temas voltados aos direitos das mulheres. O Agosto Lilás coincide com a celebração dos 15 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), considerada referência em todo o mundo no combate a esse tipo de violência.

Uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a Pandemia de Covid-19. Isso significa que cerca de 17 milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, psicológica ou sexual em 2020, segundo pesquisa do Instituto Datafolha.

O secretário de Desenvolvimento Social, Ramon Bisin, afirma que a omissão com medo de represálias por parte do companheiro é um dos principais motivos da falta de denúncias.

“Sabemos que a mulher que ainda se sente submissa e sofre calada por vergonha ou medo de denunciar, considerando a dependência emocional, posto que a maioria das vezes os homens são agressivos e ameaçam as mulheres. Além de tudo não é possível mensurar o impacto na vida das crianças, que também sofrem psicologicamente com toda a situação”, destacou.

Em caso de agressão contra a mulher, denuncie para a Guarda Civil através do telefone 153, que atende 24h por dia, que todo o protocolo de apoio e sigilo a vítima será garantido.