Organização e expansão: os 100 primeiros dias da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Os primeiros 100 dias da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego foram voltados a organização do trabalho. O secretário José Murilo Castellani tem ações eficazes tanto nos Distritos Industriais da cidade como em outras frentes que a pasta atua, tais como o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Casa do Empreendedor e Banco do Povo, no intuito de geração de empregos.

Os Distritos Industriais, localizados na Rodovia do Açúcar e próximo ao portal da cidade, segue em processo de expansão assessorado pela Secretaria. Uma empresa italiana acaba de vencer uma licitação para expansão em sete mil metros, investindo dez milhões no processo, aumentando também o quadro de funcionários de 30 a 40%. Outras três empresas estão concorrendo a outra licitação para ocupação de um local vago de 20 mil metros, além disso, há verificação periódica das melhorias que podem ser oferecidas as empresas aqui estabelecidas.

No Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a expansão segue acontecendo, onde em média, de 15 a 20 pessoas contratadas através do serviço, o que certamente contribuiu para Capivari ter um saldo positivo de geração empregos nos três primeiros meses deste ano de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), sendo 150 em Janeiro, 324 em Fevereiro e 73 em Março. Além disso, o PAT oferece auxílio aos munícipes na criação de currículos, nas redes sociais da Prefeitura está disponível um vídeo com dicas para criar o documento e atendimento presencial caso seja necessário.

A terceira frente qual a Secretaria de Desenvolvimento Urbano tem presença ativa é a Casa do Empreendedor, onde tem auxiliado os munícipes a sair das condições informais de trabalho e abrir o próprio negócio. Auxílios com a documentação para abertura do Microemprendedor Individual (MEI) são prestados graças a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), além de um trabalho em conjunto com o Banco do Povo, onde é possível empréstimos com taxas mais baixas que os bancos tradicionais.

O que está por vir?

A pasta planeja trazer a carreta do Via Rápida para oferecer cursos a população, a parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo viabiliza a ação. Devido a fase de transição que estamos atravessando, aulas presenciais ainda não estão sendo permitidas, porém quando voltarmos a fase laranja, será oferecido curso de Manutenção Automotiva, a princípio com uma turma de 10 alunos.

A intenção é que futuramente sejam disponibilizadas mais duas turmas e também disponibilização de novas disciplinas, sendo elas Planejamento Empresarial, Técnico de Vendas e Auxiliar de Logística, todos os cursos com a possibilidade de bolsa auxílio.

Os telefones de contato para o PAT são (19) 3491-9330 e (19) 3491-9354, ou pelo WhatsApp (19) 3491-9056 e na Casa do Empreendedor entre em contato através do telefone (19) 3491-9386.