Prefeitura promove Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza na próxima semana, de 17 a 21 de maio, a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Serão feitas diversas ações com os estudantes das redes Municipal e Estadual, e no dia Nacional, que é terça-feira, 18/05, um ato simbólico ocorrerá na Praça Central, às 10h.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A partir disto, a data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com a aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

É com essa preocupação que o Desenvolvimento Social de Capivari busca realizar eventos para combater esse abuso e exploração sexual. Devido à Pandemia, as ações ocorrem de um modo diferente, com conteúdos online e uso das redes sociais.

Para mobilizar a população, a Educação é fundamental, por isso o tema será desenvolvido com crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais, de forma online em horário de aula. Para isso vídeos de sugestão foram fornecidos para os profissionais possam trabalhar durante esta semana.

Já o ato simbólico do dia 18, com som, música e imagens, tem caráter de chamar atenção do público, criando questionamento sobre o combate ao abuso.

“Eu gostaria muito que alunos e familiares estejam engajados nessa causa, pois é um assunto de grande relevância e importância para o desenvolvimento saudável das nossas crianças e adolescentes. Falar sobre abuso sexual é tocar na ferida, esperando curá-la com conscientização e Educação”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Social, Ramon Bisin.