Premiação da Band aponta Capivari como terceira melhor cidade em Segurança Pública, entre 30 e 100 mil habitantes

Na última semana, o Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, organizou uma premiação aos municípios do estado de São Paulo, para destacar as boas práticas de gestão pública em diversos pilares. Capivari foi eleita a terceira melhor cidade do estado, entre 30 e 100 mil habitantes, no quesito Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Para cálculo dessa estatística, foi levado em conta o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, o índice GINI domiciliar per capita, número de jovens com 25 anos ou mais que completaram o ensino médio e que terminaram o ensino superior, comparado a porcentagem de pessoas economicamente ativas empregadas, taxa de homicídio, taxa de homicídios causados por arma de fogo e taxas de morte no trânsito.

Segundo estimativa realizada pelo IBGE, existem cerca de 120 cidades no estado de São Paulo entre 30 e 100 mil habitantes. De acordo com o prefeito, Vitão Riccomini, o reconhecimento é fruto de muito trabalho, o que colocou Capivari entre as três finalistas. “O Desenvolvimento Socioeconômico e a Ordem Pública são pautas fundamentais da nossa gestão. Bruno e eu, temos trabalhado bastante e, certamente, ter o reconhecimento em uma premiação tão importante quanto essa significa muito”, afirmou.

No quesito ordem pública, Capivari tem alcançado diversas conquistas ao longo do ano, como o combate exemplar ao tráfico de drogas e o trabalho intenso que resultaram na redução de 50% na porcentagem de furtos e roubos de veículos, nos sete primeiros meses de 2021, comparado ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Outro fator fundamental para que Capivari atingisse o pódio nessa categoria, é o alto índice de empregabilidade que o município tem alcançado até aqui em 2021. De acordo com dados levantados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Capivari possui um saldo positivo de geração de ocupações de 1.050 até o término do mês de setembro, com oito dos nove meses tendo empregado mais do que demitido.

“Geração de empregos e índices satisfatórios de segurança, são dois pilares fundamentais para o aumento da qualidade de vida da população capivariana. Vamos continuar nos empenhando para que Capivari siga desenvolvendo, com novas empresas, novos empregos gerados e acima de tudo, segurança e comodidade à população”, conclui Vitão.