SAAE alerta população sobre consumo consciente de água

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

De acordo com dados enviados pelo Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, ao Serviço Autônomo de Água de Esgoto de Capivari, SAAE, 2021 tem registrado uma queda na vazão dos rios, o que pode comprometer o abastecimento de água. No caso do Rio Capivari, a média desse ano está em 2,5 m³ por segundo. Em 2020, a média para o mês de agosto foi de 3,5 m³ por segundo. A vazão média, entre 2015 e 2020, é de 3,9m³ por segundo.

Outro fator que preocupa é a baixa incidência de chuvas, que reduz a quantidade de água disponível para captação, e o aumento na temperatura, que faz com que as pessoas consumam mais água para lazer, higiene e limpeza. O superintendente do SAAE, Rogério Oliveira, explica que o momento é de cautela e consciência no consumo da água. “Estamos passando por um momento atípico, por isso, é preciso que a população colabore evitando desperdícios. Se o consumo não for moderado, poderemos enfrentar problemas no abastecimento”, explica.

A recomendação é para que se evite lavar veículos e calçadas, que os moradores confiram se não há vazamentos de água na residência e que a torneira fique fechada enquanto se escova os dentes ou ensaboa a louça. Reduzir a quantidade de lavagens de roupa e o tempo no banho também podem ajudar. Em caso de dúvidas, reclamações ou solicitações, ligue para o SAAE no 0800 1900 123, que atende 24 horas por dia, sete dias por semana.

Explore mais...

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO DIA 02/12/2021

A Prefeitura de Capivari, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que nesta quinta-feira, dia 02, foram registrados 02 novos casos da Covid-19, totalizando 7.612. Os