Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda, dia 23

Os idosos serão vacinados em unidades escolares, para evitar a permanência e a exposição nas Unidades Básicas de Saúde, em prevenção a contaminação pelo COVID-19

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Saúde, informa que entre os dias 23 de março a 23 de maio, acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que atenderá os grupos prioritários nas seguintes datas:

A partir do dia 23 de março: começará a ser disponibilizada as vacinas para os indivíduos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde;

No dia 16 de abril: para os professores das redes públicas e particulares;

Já a partir de 9 de maio: serão vacinadas as crianças de 6 meses à 5 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Em razão a pandemia de Coronavírus COVID-19 no cenário mundial e que já está no Estado de São Paulo, o município adotará como medida preventiva o atendimento dos idosos em unidades escolares:

EMEI Alcina de Almeida Soares – Bairro Engenho Velho
EMEI Ana Bortoluci Forner – Bairro São João
EMEI Guerino Padovani – Bairro Padovani
EMEIEF Prof. José Benedito Pinto Antunes – Bairro Centro
EICAP Dirceu Ortolani Stein – Bairro Castelani
EMEIEF Professor Derly Andriotti – Bairro Santa Rita
EMEIEF Professora Ana Rufino Dias – Bairro Porto Alegre

Horários: das 8h às 11h e das 12h30 às 16h

Os profissionais de saúde: na primeira semana as vacinas serão aplicadas para os que trabalham dentro de hospitais e na linha de frente de atendimento à pacientes; eles serão vacinados nos locais que trabalham.

Para o restante dos demais grupos: a vacinação será realizada nos postos fixos durante a semana, nas datas mencionadas acima para cada grupo, das 8h às 16h, no Centro de Saúde “Dr. Mário Dias de Aguiar” e nos postos dos seguintes bairros: Porto Alegre, Padovani, Castelani, Engenho Velho, São João e Santa Rita de Cássia.

No sábado, dia 9 de maio, acontecerá o Dia D, onde os postos ficarão abertos das 8h as 17h, realizando as vacinações contra a Influenza.

A CAMPANHA
A Vacinação Contra a Influenza é eficaz, pois diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos, levando duas semanas para produzir o efeito. A vacina não causa gripe e só não pode ser tomada por quem tem um quadro raríssimo de alergia comprovada devido à proteína do ovo.
A Secretaria de Saúde ressalta que é importante não esquecer a caderneta de vacinação. Na primeira etapa não serão vacinadas pessoas das outras etapas seguintes.

Os idosos NÃO devem se dirigir às Unidades de Saúde para evitar o contato com pessoas doentes; as dúvidas devem ser esclarecidas via telefone.

Mais informações pelo telefone: (19) 3492-7326 ou (19) 3492-8201.