Capivari registra dois casos de Dengue em 2021 e faz alerta para moradores

Dois casos de Dengue foram registrados em Capivari, de janeiro até agora, segundo a Secretaria da Saúde da cidade. Em 2020 foram 20 casos, sendo 16 autóctones e quatro importados. Apesar do número baixo de casos nesse ano, a Vigilância Epidemiológica pede atenção aos moradores. As equipes seguem fazendo visitas em residências, de forma reduzida e seguindo protocolos de segurança e higiene, para orientar moradores.

Os agentes de endemias também já passaram por 20 pontos considerados estratégicos, como cemitério, borracharias e empresas de reciclagem, e em pelo menos, seis deles foram encontradas larvas do mosquito Aedes Aegypti. Para combater a doença, a Prefeitura de Capivari lançou em janeiro a campanha Xispa Dengue – todos contra o mosquito, que é compartilhada nas redes sociais, veiculadas em comerciais de rádio e carro de som que circula pela cidade.

Para combater a Dengue, basta olhar o seu quintal uma vez por semana, conferir se as calhas estão limpas, se a caixa d’água está devidamente fechada, conferir o recipiente de água da geladeira e verificar se não há água parada em vasos de plantas, pneus, brinquedos ou qualquer outro objeto que possa acumular água. Converse com seus vizinhos e familiares sobre o risco da doença. Também é preciso cuidar de terrenos e construções e fazer o descarte correto do lixo, evitando que ele vá para áreas verdes ou locais inadequados.

Além evitar que pessoas se contaminem, o combate a Dengue reduz o número de pessoas que procuram atendimento médico em hospitais, o que também reduz o risco e contágio do Novo Coronavírus.