Com segurança e conforto, escolas municipais retomam aulas presenciais

Nesta segunda-feira, dia 02, as Escolas Municipais de Capivari tiveram o retorno de suas aulas presenciais. Com todos os cuidados possíveis e muita segurança, os professores ministraram as atividades durante todo o dia, de modo escalonado, com estudantes selecionados de acordo com avaliação semestral. Vale citar que os atendimentos em sala são possíveis somente mediante autorização dos pais.

Logo na entrada, foi aferida a temperatura dos estudantes, que também higienizaram mãos e sapatos com álcool em gel e o tapete sanitizante, respectivamente. Após isso houve orientação sobre o uso de máscara e distanciamento social, algo já informado aos pais e/ou responsáveis. A partir disso os alunos foram direcionados para as salas de aula, com espaçamento entre as cadeiras.

Os estudantes foram selecionados conforme vulnerabilidade, dificuldade de acesso e defasagem do aprendizado. A partir disto houve a organização logística e preparação para o mês de agosto, criando o esquema de plantões, previamente agendados de acordo com o horário do professor (para os devidos atendimentos). Deste modo, o agendamento é feito e os responsáveis são comunicados pelos gestores, deixando claro que o objetivo é evitar aglomerações. Cada plantão é escalonado, com tempo mínimo e máximo de aula, acordo com a disponibilidade de cada professor.

Para os demais alunos não selecionados nesta etapa, o segundo semestre segue com aulas remotas, havendo a entrega/retirada de atividades nas unidades escolares.

“Estamos cumprindo rigorosamente todos os protocolos sanitários e de segurança contra a Covid-19. Após a vacinação de todos os profissionais da Saúde e o afrouxamento das normas do Plano São Paulo, entendemos que este é o momento para retomarmos, com cautela, as aulas presenciais. Todo o processo está sendo executado de maneira muito transparente, com o apoio dos professores e dos pais, que tem total autonomia para decidir se os filhos devem ir ou não às escolas. Nossa ideia é avançar a Educação, corrigindo pontos que o ensino a distância não pode sanar”, explicou o Secretário da Educação, Rafael Silveira dos Santos.

O retorno das creches ainda não ocorreu devido à dificuldade de adaptação das crianças com o uso de máscara e distanciamento social, algo compreensível por conta da pouca idade.

Para dúvidas e mais informações, a Secretaria da Educação atende pelo número (19) 3491-9367.