Controle de Vetores e Vigilância Sanitária lançam medidas preventivas contra doenças após as enchentes

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A Leptospirose, Cólera, Hepatites, Febre Tifoide e a Dengue, por exemplo, são algumas das enfermidades que podem acometer a população nas áreas afetadas

Em muitas regiões as enchentes se tornam comum nesta época do ano e junto com elas, acabam vindo alguns agentes infecciosos, como a leptospirose e a hepatite, além de diversas outras doenças. Alimentos afetados pelas enchentes nunca devem ser consumidos, sempre descarte-os imediatamente.
Após as enchentes, é preciso uma análise cuidadosa se não houve nenhum tipo de dano estrutural no imóvel. Antes de iniciar a limpeza e descartar o que não for reutilizável, desligue toda a energia do quadro de luz.
Os pisos e as paredes devem ser limpos com uma solução de água e água sanitária ou cloro, em maior proporção do cloro ou água sanitária, para eliminar as bactérias. Os eletrodomésticos devem ser verificados para checar o funcionamento dos mesmos, e após a verificação, deve-se realizar a limpeza interna com água e cloro diluído e escova; Alguns móveis são possíveis recuperar, desde que não sejam móveis absorventes de água (sofás, colchões, travesseiros, etc);.

Lave todas as roupas com água fervente antes de utilizá-las novamente. Essas são apenas algumas dicas do que fazer após as enchentes invadirem sua casa. Todos esses cuidados citados acima podem prevenir as principais doenças que vem junto com as enchentes, que são: Leptospirose, Hepatites A e E e a Dengue.
Leia abaixo algumas curiosidades sobre essas doenças.

Leptospirose:
A transmissão é feita pela urina dos ratos, na qual a bactéria se reproduz na água e em solos úmidos e penetra na pele e nas mucosas dos seres humanos quando entram em contato com essa água contaminada. Para prevenir, evite contato com águas e lamas que possam estar contaminadas e nunca consuma água ou alimentos que tiveram contato com a enchente.

Hepatites A e E:
A infecção hepática é causada pelo vírus da hepatite e pode ser transmitida através de água ou alimentos contaminados, ou também de pessoa para pessoa. Para prevenir a contaminação desta doença, é necessário ter saneamento básico adequado, ter uma água tratada para consumo humano e ingerir alimentos bem lavados ou cozidos.

Dengue:
A dengue é uma doença mais conhecida pela população, onde sua transmissão acontece por meio da picada do mosquito fêmea do Aedes Aegypti contaminado. A prevenção para esta arbovirose é evitar deixar água parada em poças, pneus, garrafas e até mesmo tampinhas de garrafas pet.

Explore mais...

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO DIA 02/12/2021

A Prefeitura de Capivari, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que nesta quinta-feira, dia 02, foram registrados 02 novos casos da Covid-19, totalizando 7.612. Os