Ecopontos de Capivari passam por reformulação; megaoperação limpeza teve início no Castelani

Depois de estudos e visitas a Ecopontos de outros municípios, buscando dar melhor atendimento e estruturar o descarte de resíduos sólidos que é feito em Capivari, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está reformulando a estrutura dos dois Ecopontos. O início foi nesta segunda-feira, 14, no Castelani, com uma megaoperação limpeza. A previsão é que o local seja reaberto nos próximos dias.

Uma escavadeira hidráulica e quatro caminhões estão operando para remover todos os resíduos de construção civil (entulho). De acordo com o cálculo feito pela Secretaria, são mais de 1.300m³ de material. A primeira etapa da limpeza ainda consiste na remoção das madeiras. Depois disso está prevista a retirada dos resíduos de poda (folhagem e galhos), em um segundo momento. Vale citar que todo o material é destinado a locais específicos e que não agridem o Meio Ambiente.

Ainda na reformulação, estão previstas mudanças no horário para descarte (a serem confirmadas e divulgadas), e um horário específico para os coletadores retirarem seus materiais. Para evitar o descumprimento dos horários, invasões, descartes irregulares e atos criminosos, como atear fogo, haverá monitoramento através da instalação de câmeras. A escavadeira ainda fez uma contenção para evitar o acesso de carros. Também serão colocadas novas placas de identificação e orientação a toda população.

O Secretário Bruno Sampaio falou sobre a megaoperação, explicando as melhorias para os munícipes.

“O Ecoponto é sempre uma questão complexa, pois embora seja fundamental para o descarte de resíduos, existe uma falta de colaboração por parte de muitos, o que gera acúmulo do material e aumento da demanda de limpeza. Com essas mudanças, o local ficará mais restrito e com uso específico, sem deixar de atender as necessidades dos moradores, porém com uso consciente do espaço”, explicou.

Assim que encerrados os trabalhos no Castelani, as equipes estarão no Ecoponto da avenida Demétrio Girardi para realizar o mesmo processo.