Em comemoração ao mês da Consciência Negra, Secretaria de Cultura e Turismo exibe quadros no Centro Cultural Alan de Lima Palma

Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Cultura e Turismo vem organizando diversos eventos em comemoração ao mês da Consciência Negra. Para abrilhantar os eventos que serão organizados no Centro Cultural Alan de Lima Palma, a pasta organizou uma exposição de diversos quadros no local.

O tema da ação é “Potência Negra”, com nove retratos à mostra para o público, pertencentes ao acervo do Museu Histórico Dr. Cesário Motta Júnior, com a história dos integrantes do Batuque Umbigada e outros grupos que vão se apresentar durante as festividades deste mês. Além disso, a secretaria de Cultura e Turismo disponibilizou outros dois quadros para exposição ao público, do artista Márcio Dias um ficando temporariamente no Paço Municipal e outro na Câmara Municipal, todas relacionadas a representatividade e história dos negros na sociedade.

O secretário de Cultura e Turismo, Edmilson Baía, destaca a ligação dos quadros com o mês e os eventos oferecidos durante o mês de novembro. “Além dos diversos eventos que estamos apoiando durante o mês da Consciência Negra, os quadros em exposição servem para trazer uma imersão maior ao público visitante sobre a representatividade histórica que os negros possuem”, afirmou.

As festividades continuam no sábado, dia 13, também no Centro Cultural Alan de Lima Palma. Às 15h, o historiador Carlos Carvalho Cavalheiro ministra a palestra “Preto Pio, o Êxodo de Capivari”, seguida de apresentação do grupo “Samba de Lenço de Piracicaba”, liderada Ediana Maria de Arruda Raetano que faz um excelente trabalho de preservação da cultura que vêm sido trazida por várias gerações. Para finalizar, às 17h, o grupo percussivo “Maracatu Baque Caipira” de Piracicaba se apresenta para encerrar o dia de atrações.

No domingo, dia 14, a ação não para no Quintal da Dona Marta, às 14h30 Jociara Souza ministra a palestra “Mulher, liderança na cultura popular”, seguido de apresentação do grupo “Jongo Filhos da Semente” às 15h30, “Samba de Roda Recôncavo Baiano” às 16h30 e com o grupo “5Pretos Samba e Pagode” encerrando as atrações do dia a partir das 17h30.

Na sexta-feira, dia 19, um evento solene na Câmara Municipal de Capivari às 19h vai contar com a palestra do vereador Odésio de Jesus Ferraz e Marília Ferraz Felício sobre o tema “Inserção e inculturação da Capoeira no contexto educacional de Capivari”, com apresentação de voz e teclado da dupla Edmilson Baía e Lucas Piovezan.

No dia 20, Dia da Consciência Negra, um mega evento finaliza as comemorações com chave de ouro, no Centro Cultural Alan de Lima Palma, iniciando as 15h pelos mestres de cerimônia Jefferson de Toledo e Silvia Souza. Apresentações de teatro, capoeira, dança e música vão acontecer ao longo da tarde e noite, com direito a serviços gratuitos de trancistas, maquiagem cortes de cabelo masculino.

Como atividade paralela, a Secretaria de Cultura e Turismo apoia a apresentação do Cine Batuque no Quintal da Dona Marta, situado na rua Otávio Alves de Souza, 174, bairro residencial Santo Antônio, onde filmes sobre a cultura negra serão exibidos seguidos por rodas de conversa. Eventos que vão acontecer todas as quartas do mês de novembro.