Secretaria de Saúde divulga recomendações aos pais em lembrança ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite

No próximo domingo, dia 24, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, doença que é popularmente conhecida como Paralisia Infantil. Em lembrança a essa data, a Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Saúde, divulgou recomendações aos pais para combate à doença.

A Poliomielite é transmitida através de água, alimentos ou pessoas contaminadas e caso contagiadas, as pessoas podem desenvolver paralisia de alguns membros do corpo, podendo ser fatal caso não haja o tratamento adequado. Porém, a doença é combatida com sucesso se a vacinação contra a Paralisia Infantil for devidamente aplicada.

A vacina para combate a doença é aplicada em três doses durante os primeiros seis meses de vida. A primeira dose de reforço é oferecida quando o bebê está entre 15 e 18 meses de idade e com o reforço final sendo aplicado quando a criança está entre quatro e cinco anos de idade, através da vacina oral, totalizando assim cinco aplicações.

Como principal recomendação, a Secretaria de Saúde recomenda aos pais que chequem constantemente a carteirinha de vacinação dos filhos, para se certificar que nenhuma aplicação, seja do imunizante contra a Poliomielite ou de outras doenças, estejam em dia. Caso haja algum atraso, as unidades de saúde estão disponíveis para atendimento, de segunda a sexta feira, das 07h às 16h.