Audiência no Ministério Público do Trabalho trata da criação do centro de diagnóstico por imagens

Nesta quinta-feira (22), foram abordadas questões relativas à obra, compra de equipamentos e funcionamento

O Prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, esteve durante a manhã desta quinta-feira (22) no Ministério Público do Trabalho PRT 15a. Região em Campinas para participar de audiência sobre o processo indenizatório que envolve a empresa Brasilit, pela exposição de ex-funcionários ao amianto.
A audiência pública foi presidida pela Procuradora do Trabalho Alvamari Cassillo Tebet, acompanhada pelo Procurador do Trabalho Ronaldo Lira. Também participaram da audiência, representantes da Associação dos Expostos ao Amianto de Capivari (AEAC) e da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea).
Foram tratadas questões relacionadas a obra, a compra dos equipamentos e ao funcionamento do centro de diagnóstico por imagens que será construído junto da Santa Casa de Misericórdia de Capivari, como parte do acordo de 25 milhões que a empresa Brasilit realizou junto do MPT.
Na ocasião, foram esclarecidas questões quanto a liberação do recurso para a obra, que será acompanhada por auditoria externa contratada, com a intenção também de que as associações acompanhem o processo, com a maior transparência possível.
O centro de diagnóstico por imagens será feito para a população de Capivari, com atendimento prioritário aos ex-funcionários expostos ao amianto da Brasilit, que deverão ser acompanhados até 2032.
O centro poderá atender a convênios dentro de um percentual que será estipulado de acordo com o MPT, para auxílio no custeio do centro de diagnóstico com o pagamento dos profissionais.
Os aparelhos de tomografia, Raio-X, ressonância magnética, ultrassom e mamógrafo serão licitados pela Prefeitura e farão parte do seu patrimônio. Eles serão utilizados pela Santa Casa, que fará a gestão do local.
“Gostaria de cumprimentar o MPT pela forma com que conduziu todo o processo, e me coloco à disposição para que haja a maior transparência possível em todas as etapas, da mesma forma como sempre fazemos em nossa gestão. A transparênciasempre foi a marca do nosso governo”, diz o prefeito, Rodrigo Proença.