Secretaria de Saúde de Capivari realiza campanha contra a Leishmaniose Visceral

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando campanha contra a Leishmaniose Visceral, doença grave causada por parasita, que é transmitida pela picada do mosquito palha. A doença afeta cães e seres humanos; crianças, idosos e imunodeprimidos correm maior risco de desenvolver a forma grave da doença. Quando não tratada, os casos de óbito podem chegar a 90% em humanos.

CICLO DA DOENÇA
O mosquito palha se desenvolve em locais úmidos e ricos em matéria orgânica. Para que o ciclo comece é preciso que um mosquito fêmea que esteja infectado pique um cachorro e o contamine com o parasita. O cão não transite a doença diretamente a outros cães ou pessoas, mas funciona como reservatório da doença, podendo transmitir a outros mosquitos quando for picado novamente. Convivendo com humanos, há maior risco de contaminação nas pessoas.

SINTOMAS NO CÃO
Perda de apetite, fraqueza, desânimo, emagrecimento, feridas que demoram a cicatrizar, descamação e perda de pelos, diarreia com sangue, crescimento excessivo de unhas e problemas oculares.

PREVENÇÃO
A principal prevenção é a eliminação de criadouros do mosquito palha. Os quintais devem ser mantidos limpos, sem entulhos e materiais como fezes de animais, galhos e folhas de árvores.
Recomenda-se usar roupas longas e repelentes em áreas de mata.
Nos cães, aconselha-se o uso de coleiras repelentes.

Mais informações pelo telefone: (19) 3492-8201.