Plano de trabalho da Secretaria da Educação em relação à paralisação das aulas como medida preventiva ao Covid-19

CORONAVÍRUS

A Secretaria Municipal da Educação de Capivari informa que, desde o início da paralisação das aulas, decretada pelo governo do Estado, orientou os gestores escolares a disponibilizar atividades que pudessem ser realizadas em casa. Assim, as escolas adotaram procedimentos diversos como o envio de atividades, livros didáticos e materiais complementares, além da disponibilização de atividades on-line. Foram divulgadas também, através do site oficial da Prefeitura, dicas e sugestões para a otimização do tempo dos alunos em casa.

As ações da Secretaria Municipal da Educação serão uniformizadas a partir do dia 23 de abril, com o término do período de férias dos funcionários e o retorno das atividades nas Unidades Escolares. A reestruturação das cargas horárias foi utilizada como medida preventiva à aglomeração de pessoas, bem como o sistema de trabalho interno, sem atendimento presencial ao público, além da distribuição de EPIs e a atenção às orientações dos órgãos de Saúde.

Entre os dias 24 e 27 de abril, as unidades escolares serão preparadas para o retorno dos professores, que acontecerá no dia 28 de abril, com o término dos períodos antecipados do recesso escolar e da primeira parcela das férias. Haverá a reestruturação das cargas horárias, com cumprimento de 50% da jornada de forma presencial e os outros 50% de forma remota. Os professores, assim como os funcionários, receberão EPIs e trabalharão internamente, organizando atividades e materiais a serem retirados semanalmente pelos pais e realizados em casa .

A partir do dia 04 de maio, serão disponibilizados materiais para o desenvolvimento de atividades em casa, para todos os alunos, inclusive os da Educação Infantil, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Essas atividades serão utilizadas, futuramente, para o cômputo das 800 horas mínimas anuais obrigatórias, conforme as orientações legais. Será entregue também um guia de orientação às famílias, distribuído em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de são Paulo.

Será organizado e amplamente divulgado via cartazes, redes sociais e página oficial da Prefeitura de Capivari, um cronograma semanal de retirada e devolução dos materiais. Foi feito um planejamento para a retirada e entrega desses materiais com agendamento, evitando aglomerações e seguindo as normas sanitárias. O Departamento de transporte escolar se encarregará de fazer a distribuição dos materiais aos alunos residentes nas áreas rurais.

A Secretaria da Educação destaca que é muito importante a conscientização das famílias no sentido de cumprir o cronograma de retirada e entrega dos materiais para a não interrupção do processo de ensino e aprendizagem nesse período de impossibilidade de aulas presenciais e para o futuro cômputo das horas para o cumprimento do ano letivo.

O retorno das aulas presenciais, quando autorizada por Decreto estadual, está sendo planejada pela Secretaria da Educação com a estruturação de avaliações diagnósticas de todos os alunos, reforço e recuperação conforme defasagens apresentadas pelos alunos e legislação vigente, reorganização e priorização dos conteúdos, com remodelação da malha bimestral (PNLD e demais materiais didáticos) e consequente adequação das avaliações e calendário escolar. Todas as orientações dos órgãos de saúde serão replicadas fortemente ao corpo docente, funcionários e gestão com a observação do seu cumprimento

Durante a paralisação das aulas e com o futuro retorno às aulas, a parceria escola e família deverá ser fortalecida e reforçada com total conhecimento dos pais de todas as medidas tomadas.

Contamos com a colaboração e parceria de todos.

Capivari, 23 de abril de 2020.

Marilia Cardoso de Oliveira

Secretária da Educação de Capivari