Prefeitura já emitiu quase 30 carteirinhas de atendimento prioritário para Autistas

Dados divulgados pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (PCD), apontam que 26 autistas já tem em mãos suas Carteirinhas de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O intuito é garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.

“O documento facilitará a identificação e a prioridade no atendimento aos autistas. Isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral. Fomos procurados por mais de 30 famílias e 26 carteirinhas já foram expedidas’’, afirmou Manuela Maschietto Gonçalves Albini, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. A Secretaria de Relações Públicas já está providenciando placas de sinalização para todas repartições públicas municipais, a fim de garantir que os direitos dos grupos prioritários seja respeitado.

A CIPTEA pode ser solicitada na Secretaria, através de um requerimento acompanhado de relatório do código CID (Classificação Internacional de Doenças) e terá validade de cinco anos. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (19) 3491-1314 ou (19) 2146-1525 que também atende pela plataforma do WhatsApp.