Prestação de contas trimestral: mais obras, limpeza pública e zeladoria por toda a cidade

Nos primeiros três meses de Governo, Vitão Riccomini (PSL) e Bruno Barnabé (PSDB) prezaram pelo trabalho de zeladoria em toda a cidade. Foram diversas obras, com destaque para as melhorias na Josefina Giovana Rossi, criação de um novo cronograma de limpeza pública, manutenções, entre outras.

Após “receber” uma Secretaria com problemas de falta de equipamento e maquinário danificado, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Bruno Sampaio, buscou fazer a organização administrativa operacional, com recuperação do maquinário, divisão do setor (equipamentos, veículos e funcionários), além da instrução de processos de trabalho, a começar pela criação de um cronograma de limpeza e planejamento rotineiro para manutenções e obras.

Através da emissão de ordens de serviço, a limpeza pública passou a ter um cronograma mais amplo, efetivo e que contempla mensalmente todos os prédios públicos. Com esse planejamento é possível ter controle do que é feito, deixando a cidade limpa regularmente, com varrição, roçagem, corte de mato e podas de árvores.

A cobrança para limpeza de terrenos foi intensificada, com mais de 40 notificações e cerca de 30 serviços executados.

Uma operação que chamou a atenção foi a desobstrução da rua Paulina de Toledo, na Vila Fátima. O trecho em questão estava com acúmulo de entulho, galhos de árvores e algumas erosões, devido a falta de manutenção, sendo motivo de constantes pedidos por parte dos moradores. Hoje a via está em perfeitas condições para o tráfego de veículos.

As ações preventivas também ocorreram em grande número nos primeiros meses, citando a manutenção de mais de 20 bueiros, com troca das grades e serviço completo de acabamento, feito por pedreiros da própria Secretaria. Além dessas ações, também acontecem as solicitações dos moradores, com uma equipe responsável por avaliar os locais para eventuais reparos. As manutenções são importantes a fim de evitar possíveis alagamentos provenientes de águas pluviais (chuva), além evitar riscos a população e aos condutores.

Para a realização das obras, um estudo mais aprimorado passou a ser feito, objetivando a durabilidade e efetividade do serviço. Um exemplo foi o sarjetão da rua Ismael Bueno de Oliveira, que foi construído com material mais reforçado, deixando-o mais amplo para o fluxo da água e “suave” para a passagem de veículos. Para o tempo correto de cura do cimento, é necessário que o trecho fique interditado por cerca de 10 dias.

“Nós pensamos em todo o aspecto que envolve uma obra, desde a sua efetividade até a comodidade aos condutores. Embora o período de interdição seja maior do que o costume, temos a certeza que o resultado atenderá nossas expectativas”, relata o secretário Bruno.

Outro local que recebeu uma obra de sarjetão foi a avenida Dr. Rodrigues Alves, no cruzamento que dá entrada ao bairro Santo Antônio.

As obras paliativas também ganharam destaque, com a realização do tapa-buracos na avenida Brigadeiro Faria Lima e a megaoperação na avenida Josefina Giovana Rossi. Mais de 100 km de estradas rurais também receberam manutenção, feita pela máquina motoniveladora, que busca corrigir trechos com buracos e erosões, nivelando as vias para facilitar o tráfego dos veículos.

A Josefina não recebia melhorias há anos, e desta vez o serviço foi inédito, com a operação tapa-buracos, recapes das pontes que ligam aos bairros São João e Ismael Sanches, limpeza e melhoria nos acostamentos (colocação de fresa asfáltica) e nova sinalização. Todo o serviço foi realizado com recursos próprios, graças as economias administrativas desse começo de gestão.

O prefeito Vitão Riccomini parabenizou pelo trabalho e explicou que, embora a cidade esteja em franco avanço, ainda há muito por fazer.

“Fizemos algo jamais visto no local, que deve conservar a malha asfáltica por um bom período. Contudo, sabemos que falta muito, tanto na questão de zeladoria quanto em outras áreas. Aos poucos, com estudos e muita mão na massa, vamos deixar Capivari ainda mais linda e organizada”, assegurou.

Próximo trimestre

Para os próximos meses, está previsto um novo pavimento na Josefina, entre o Loteamento Santa Cruz e a Cultura Artística.

A avenida Demétrio Girardi também receberá melhorias no asfalto, bem como ruas da Morada do Sol (próximas ao Parque Ecológico), além da estrada que dá acesso ao bairro Pinhalzinho.

O Santa Rita do Trevo terá manutenção, com melhorias nas estradas e limpeza em geral.

Ainda estão previstas novidades na manutenção do Parque Ecológico, troca das lâmpadas queimadas nas avenidas Pio XII, Piratininga, pontes e praças, a mudança de endereço do Viveiro Municipal de Mudas e a introdução de um aplicativo de Ouvidoria, criando um canal de comunicação, onde a população interage com a Prefeitura sugerindo: denúncias, elogios, sugestões e reclamações.

“Com a recuperação do nosso crédito perante fornecedores e a população, é possível realizar mais obras, melhorias e investimentos para a cidade. Sabemos que é apenas o começo de um trabalho de quatro anos, porém estamos muito satisfeitos com o que apresentamos até aqui. Aproveito e parabenizo ao secretário Bruno e toda sua equipe pelo brilhante desempenho nesses primeiros três meses”, enalteceu.