A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida iniciará neste mês de outubro, o cadastro das pessoas com deficiência de Capivari, com o objetivo de saber quem são, quais suas deficiências e onde residem para que possam atender as suas necessidades da melhor forma possível.
O projeto chamado “Cadastro PCD”, recolherá informações através do telefone da Secretaria. O atendimento presencial, com agendamento prévio, será exclusivo para pessoas que não tiverem condições de fazer via telefone, através de um cronograma separado por deficiência e será divulgado em breve.
O cadastro contribui para a tomada de decisão dos gestores na definição das políticas públicas e programas municipais voltadas à inclusão plena das pessoas com deficiência, além de ser um instrumento de monitoramento da garantia dos direitos desse público.
A plataforma é uma estratégia que tem acordo com uma das recomendações do Relatório Mundial sobre a Deficiência, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2011. O documento destacava a importância de uma consolidação de base de dados sobre o segmento das pessoas com deficiência aos governos, como uma forma de enfrentamento às barreiras incapacitantes.
“Esse projeto é um sonho antigo e um desejo desta gestão desde o início de nossos trabalhos. Com essa plataforma de dados, acreditamos que será possível armazenar todas as informações de que precisamos sobre as pessoas com deficiência do município. Assim, saberemos ao certo quem são essas pessoas, as suas deficiências e em que área residem para podermos traçar os programas e políticas e melhor atendê-los nas suas necessidades”, afirma Manuela Maschietto Gonçalves Albini, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
Reforçamos que o atendimento presencial, com agendamento prévio, será exclusivo para pessoas que não tiverem condições de fazer via telefone, através de um cronograma separado por deficiência e será divulgado em breve.