Adequação da Previdência de Capivari

A Prefeitura de Capivari tem buscado enfrentar os desafios atuais e futuros de maneira assertiva e qualificada. Reorganizar,  aprimorar e qualificar a Previdência do Servidor Público é um desses grandes desafios.

Zelar pela sustentabilidade, atual e futura, da Previdência dos Servidores exige que enfrentemos: o déficit atual, as questões econômicas, fiscais e principalmente, que sejamos resilientes com foco na proteção, que aposentadorias e pensões, levam para vida de servidores e seus núcleos familiares.

Possuímos um RPPS forte, referência de boas práticas, com capacidade para honrar com os compromissos atuais, mas precisamos criar a sustentabilidade para proteger a previdência futura dos servidores.

Os servidores públicos sabem do esforço de Capivari para servir a população, manter sua força de trabalho em contínua evolução, com estímulo para o aprendizado contínuo e com um padrão de transparência diferenciada. Nesse sentido, é fundamental transparecer o processo de reorganização da Previdência dos Servidores, que terá duas frentes, ambas trazidas pela reforma da previdência, emanadas pela EC n° 103 de 2019, que são:

• Instituição do novo Regime de Previdência Complementar, estabelecendo o teto para os novos servidores públicos igual ao do INSS; e
  • A aplicação das reformas nos parâmetros de idade mínima, pensões e formas de cálculo de aposentadorias e pensões.

Nesse portal, serão disponibilizados conteúdos que permitirão informar, orientar e prestar contas sobre o processo de reorganização da previdência dos servidores, com foco na sustentabilidade das aposentadorias, atuais e futuras, informando as alterações, impactos e afetações, bem como demonstrando como essas alterações irão ampliar a capacidade de Capivari de manter o equilíbrio fiscal e previdenciário atual e futuro.