Agentes da Defesa Civil participam da Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2021/2022

Pensando em se preparar para o período de fortes chuvas, os agentes da Defesa Civil de Capivari estiveram nesta terça-feira, dia 26, no Engenho Central, em Piracicaba, participando da Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão 2021/2022 (OPOV), promovida pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo. A abertura da Oficina foi feita pelo Major Hoffmann.

Durante a capacitação, os agentes fizeram treinamento de ações assistenciais em emergência; embarcações, motosserras e EPI’s, com o Capitão Rossetti, do Corpo de Bombeiros de Piracicaba e atendimentos emergenciais de Defesa Civil, avaliação de risco e vistoria de campo com Eduardo, do Instituto de Pesquisas Ambientais.

Os agentes receberam certificado da Oficina Preparatória e receberão também um kit especial “Operação Verão”, que é composto por dois pluviômetros manuais, cinco rolos de 200m de fita zebrada, um rolo de 100m de lona plástica, um colete caracterizado para o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), um boné caracterizado da COMPDEC. Além disso, os agentes também recebem coletes operacionais, bonés operacionais, capas de chuva amarelas, luvas de raspa e botas de PVC.

“Nossos agentes estão se capacitando para melhor atender a população nos períodos de fortes chuvas, que é o famoso período conhecido por enchentes e alagamentos. Os treinamentos são extremamente importantes para que possam agir preventivamente e fortalecer o grupo que trabalha nas áreas riscos. Estamos nos preparando para que nenhum munícipe sofra durante essa temporada.”, disse Júlio Capóssoli Neto, diretor de Defesa Civil.

Além do treinamento presencial, os agentes também estão participando de uma capacitação com ensino a distância (EaD), que ocorre entre o período de 18 de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. Ao final do curso, a equipe recebe um certificado da COMPDEC, do Governo do Estado de São Paulo.