Crianças de 3 e 4 anos da rede municipal de ensino aprendem sobre saúde bucal e escovação

Em continuidade ao projeto “Cesta da Maricota” da EMEI Emília Benvenuto Ortolani que trabalha com os pequenos os hábitos saudáveis de alimentação, a limpeza dos dentinhos foi ensinada passo a passo aos alunos

A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira (10) na EMEI Emília Benvenuto Ortolani, uma roda de conversa com os alunos do Maternal II, com idades entre três e quatro anos, com a dentista Eloísa de Souza Pansonatto, do Posto de Saúde Castelani.
Eloísa conversou com os pequenos sobre a importância da higiene das crianças, desde o banho, a lavagem dos cabelos para estarem sempre limpos, o cuidado com as unhas a aparar, e principalmente, a escovação dos dentes após as refeições, ao acordar e antes de dormir.
“Os amigos dos dentes são a escova, a pasta e o fio dental. Os vilões são os doces, que são gostosos e vocês podem comer sim, mas depois não podem esquecer de escovar os dentinhos para assim evitar as cáries”, disse a dentista.
As crianças interagiram e fizeram perguntas, e a dentista ensinou como se deve escovar os dentes, um a um, inclusive com a quantidade correta de pasta de dentes.
“É só uma gotinha de creme dental e não se deve engolir, ou pode dar dor de barriga”, comenta Eloísa.
As crianças ganharam escovas de dentes com protetores de cerdas durante a pequena palestra. As professoras Bruna Zuin Mazzafero, Eliana Moretti Yatabe e Nádia Santos desenvolveram o projeto de escovação com os alunos, com o apoio do livro “O crocodilo e o dentista”, do autor Taro Gomi.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Ao longo do ano, foram trabalhados os temas de alimentos não saudáveis (com o apoio do livro “Balas, bombons, caramelo” da autora Ana Maria Machado) e dos alimentos saudáveis, com degustação de frutas, verduras e legumes na escola.
“A ideia é incentivar as crianças a comerem alimentos que façam bem à saúde e ao seu desenvolvimento, criando hábitos saudáveis de vida. A escola apresenta alimentos aos alunos, que muitas vezes não gostam de experimentar frutas, legumes ou verduras, e que na companhia de outras crianças podem acabar comendo. Nossa merenda e os lanchinhos que são servidos aos pequenos são feitos com todo o cuidado, pensando sempre no melhor para os alunos”, diz a secretária de Educação Marília Cardoso.